1 de abr. de 2014

Hoje em dia, existem diversos estilos de shampoos para um determinado tipo de cabelo: com progressiva, para cabelos tingidos, danificado...

Movimento No Poo - Como fazer um Shampoo caseiro

Um comentário:
 

Hoje em dia, existem diversos estilos de shampoos para um determinado tipo de cabelo: com progressiva, para cabelos tingidos, danificados, e até mesmo shampoo de limpeza profunda, que elimina o resíduo da química presente nos produtos para cabelos. O problema desses produtos é que, quando usados em excesso, danificam o couro cabeludo e consequentemente, a qualidade dos fios.
Nos Estados Unidos há um movimento em ascensão chamado No Poo, que defende o uso de shampoos e condicionadores orgânicos ou caseiros e naturais, pois acreditam que a grande quantidade de química presente nestes produtos é prejudicial à saúde dos cabelos.
Para o No Poo, os shampoos comerciais com silicone e outras substâncias dariam uma falsa sensação de limpeza, maciez e brilho aos cabelos, enquanto na verdade deixariam o couro cabeludo sobrecarregado e “seboso”. Portanto, decidimos passar uma receita simples e econômica de um shampoo caseiro que não faz espuma.

Ingredientes:
Quantidade para 2 semanas de uso
      
          1 xícara de bicarbonato de sódio 
          1/2 xícara de vinagre de maçã
          1/4  xícara de azeite de oliva 
          3 xícaras de água filtrada
          2 recipientes 

Modo de Preparo 
Misture o bicarbonato com a água e, se desejar,acrescente um óleo essencial de sua preferência. Esta é a mistura básica, pode ser considerada o shampoo, é responsável pela limpeza.
Em outro recipiente, misture o vinagre e o azeite, esta mescla será uma espécie de condicionador e não pode ser dispensada porque é vital para equilibrar o pH do bicarbonato.

Modo de Uso
Com os cabelos molhados, aplique a primeira mistura e massageie suavemente. Não se preocupe, embora não faça espuma, limpa profundamente! Deixe que escorra por todo o comprimento do fio, mas não esfregue. Em seguida, enxágue usando a segunda mistura.

Um comentário:

Duda Fank disse...

jamais pensaria que o shampoo faz mal ao cabelo! interessante essa receita!
beijos, E.
http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/