13 de dez de 2013

O natal está chegando e com ele as 'gordices' de sempre, então nada mais justo que postar uma receitinha de natal! Os biscoit...

Gordices: Biscoito de Natal

Nenhum comentário:
 


O natal está chegando e com ele as 'gordices' de sempre, então nada mais justo que postar uma receitinha de natal! Os biscoitos natalinos surgiram na América do Norte, nos anos 30, e se mantêm firme até os dias de hoje, especialmente entre as crianças, pois lá nos Estados Unidos, elas têm o costume de deixar biscoitos e leite para o Papai Noel na véspera do Natal, como se fosse um agrado na hora da entrega dos presentes. Já aqui no Brasil, muitos descendentes de italianos mantêm a tradição de dar biscoitos de presente, por isso os formatos variam entre estrelas, bonecos, bengalas, enfim, todas as figuras que representam o Natal.

Q_Q | via Tumblr

INGREDIENTES
BISCOITO
100 G DE MANTEIGA
1 XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR MASCAVO
4 COLHERES (SOPA) DE MEL
2 XÍCARAS (CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO
2 COLHERES (CHÁ) DE GENGIBRE EM PÓ
1 COLHER (CHÁ) DE BICARBONATO DE SÓDIO
1 OVO BATIDO
MANTEIGA E FARINHA DE TRIGO PARA UNTAR E ENFARINHAR
GLACÊ
1 CLARA
1/2 XÍCARA (CHÁ) DE AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
CORANTE ALIMENTÍCIO A GOSTO
 baking
Modo de Fazer
Biscoito: Numa panela, junte a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até obter uma calda. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato. Misture bem com uma colher e acrescente a calda derretida e o ovo batido. Mexa até obter uma massa uniforme. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 12 horas. Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com 0,5 cm de espessura. Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se preferir, use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos. Unte duas ou mais assadeiras grandes com manteiga e polvilhe com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma margem de 2 cm entre eles. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 

Glacê: Numa tigelinha, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas. Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula. Decore os biscoitos com glacê, com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar. Conserve num recipiente fechado, em local seco e arejado.
How to be Lovely | via Tumblr
christmas on Tumblr

Nenhum comentário: