17 de mar de 2015

Drywall é o sistema para construção de paredes e forros mais utilizado na Europa e nos Estados Unidos. Por fora, assemelha-se à uma par...

Drywall - Vantagens e Desvantagens

Nenhum comentário:
 


Drywall é o sistema para construção de paredes e forros mais utilizado na Europa e nos Estados Unidos. Por fora, assemelha-se à uma parede de alvenaria. Por dentro, combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica, produzidas com rigoroso padrão de qualidade.

A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no lado interno da obra, mas existe também o drywall externo, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.

Vantagens:

- Flexibilidade dos projetos, permite uma maior criação do arquiteto e do morador.

- Leveza, a estrutura pesa apenas 15% do equivalente em alvenaria.

- Resistência a impactos, o material é resistente aos impactos de uma construção.

- Espessura menor, permitindo uma maior área útil em uma construção.

- Conforto climático, o gesso, matéria-prima das chapas para drywall, tem a propriedade natural de atuar como regulador do clima, mantendo o grau de umidade em equilíbrio, retirando a umidade do ar quando está elevada e a devolvendo quando o ar está seco. Isso atenua as variações da umidade relativa do ar.

- Conforto térmico, o uso de lã mineral ou de vidro no interior das paredes, tetos e outros revestimentos em drywall permite um conforto térmico maior.

- Conforto acústico, paredes em drywall tem um isolamento acústico maior que paredes de alvenaria.

- Resistência ao fogo, o gesso proporciona uma elevada proteção contra incêndios.

- Rápida instalação, a obra é mais rápida e limpa.

- Execução simplificada de instalações elétricas e hidráulicas, em caso de necessidade de manutenção, basta recortar um pedaço da parede. A obra é mais simples e limpa.

Desvantagens:

- As paredes de drywall perdem um pouco da resistência quando submetidas a altas temperaturas (fogo);

- Para sustentar sobrecargas maiores de10kg, é necessário fazer a fixação no perfil metálico. Para pesos superiores a 18kg, é necessário fazer um reforço com chapas ou perfis de aço ou madeira. Se esse reforço não for planejado antes da construção, será necessário abrir uma das faces da parede;

- Para a instalação de ganchos para uma rede de balanço, por exemplo, há necessidade de se fazer cálculo estrutural e fazer uma estrutura independente daquela usada para fixar as placas;

- É um estimulo a proliferação de insetos nos vazios dos painéis (especialmente a traça);

- As placas de gesso não podem ter contato direto com a água e, portanto, não são indicadas para áreas externas (existem as placas verdes que são especiais para áreas molhadas, mas também só funcionam com revestimento cerâmico e custam até 20% mais caro).

Nenhum comentário: